sábado, 16 de junho de 2007

O dia que eu deviar ter lido Gibi's

Eu devia ter uns 10 ou 11 anos acho.
Sabe aqueles dias que você acorda com uma puta vontade de gastar energia até cair de sono? Eu acordei com essa vontade.
Era um dia de sol, eu estava de férias com meu primo em Alto Paraíso, 200km de Brasília mais ou menos, é uma cidade bem legal, pacata, eu me surpreendi com a simplicidade dos moradores de lá, Alto Paraíso é simplesmente perfeita para quem busca descanso e paz. O único estranho por lá, é que o povo tem umas histórias de aparições aliens muito dumau, algumas você tem que segurar para não rir.
Se não me engano, era um domingo, e estava um céu tão limpo que eu chegava a pensar que as nuvens estariam se escondendo ou bebendo cerveja em algum bar por ai.
Em Alto Paraíso, domingo de Sol = Cachoeira, eu já estava louco para ir numa cachoeira chamada Águas Frias, uma de minhas favoritas das 50 cachoeiras que tem por Alto Paraíso.
Acordei as 06 da manhã (creio que foi a ultima vez na vida que acordei cedo sem ninguém precisar me chamar), tirei meu primo da cama e fomos correndo acordar meus pais. Tomamos um café da manhã reforçado e fui ajudar a enfiar as tralhas dentro do carro.
Com o pé na estrada, as 06:30 já estávamos na cachoeira, meu pai estacionou e eu desci como um desesperado, peguei a minha cadeira e minha sacola com 'as coisas' (tudo que eu precisava, toalha, protector solar, grana pro lanche, etc).
Chamei meu primo e fomos indo até a cachoeira ignorando meus pais, que pediam que os acompanhássemos. Em um minuto eu já tinha jogado minhas coisas no chão e pulado na água, me arrependi, aquela porra tava gelada pra caralho, eu me senti um autentico pinguim do Polo Sul. Sai da água correndo e meus pais chegaram.
Eles me avisaram que durante a noite tinha chovido muito, e por isso, a água iria ficar bem gelada até de tarde, quando o Sol já tivesse agido. Fiquei tão puto com essa noticia que pensei em sair pulando que nem um Babuíno furioso por ai, mas isso só iria me cansar.
Segurei minha frustração, me sentei perto de uma árvore e puxei meus gibis que trago comigo para caso extremos de tédio. Foi ai que o maldito do meu primo teve a perfeita ideia de irmos dar uma caminhada numa trilha que tem, ela descia e acompanhava a cachoeira morro abaixo.
Preferi caminhar do que ficar parado e aceitei a proposta, avisamos meus pais, eles deixaram e la fomos nós para uma direcção que eu me arrependeria mais tarde.
Vesti minha camisa e calcei os chinelos que eu havia tirado para zoar na água e começamos a caminhada. Era longa, fomos parando em cada queda d'água e admirando por ai. A trilha devia ter só 1km, com a descida bem inclinada, parecia que andávamos como o Flash.
Quando chegamos no fim da trilha, que acabava numa cachoeira alta pra porra do rio, já deviam ser umas 8hs, resolvi verificar se a água já estava no "ponto certo" e pulei no ponto do rio que é chamado de Banheira do Gordo. Agora sim, fresquinha e perfeita para se nadar.
Falei ao meu primo para entrar na agua e ficamos la, fazendo onda, apostando quem acertava as pedras mais longe, quem nadava mais rápido. Quando parei para me lembrar que estávamos na ultima queda d'água, e que pelo tempo, meus pais já deviam estar preocupados.
Olhei para o céu e procurei pelo Sol para poder ter uma ideia da hora. Percebi que tinha nuvens cinzas, quase pretas se aproximando da gente.
A famosa frase "AI CARALHO" se materializou nos meus pensamentos. Aquelas nuvens deviam estar mais carregadas do que o Oceano Atlântico, se começasse a chover, eu poderia dizer Adeus a minha vida, pois as águas iam cair como uma catarata la de cima e o nível aumentaria tanto que cobriria a trilha que nos levaria de volta.
Meu primo que devia estar pensando a mesma coisa, me tirou do transe de pensamentos e me chamou para voltarmos. Começamos a andar e em 2 minutos já estava chovendo forte demais. A trilha começou a virar um lamaçal com um lodo escorregadio pra caramba, meu cagaço começou a crescer e eu comecei a questionar se chegaríamos inteiros la em cima.
Eu me supreendia com aquela trilha, quando se desce ela, parece um escorregador de tão facil, mas quando você está la embaixo e olha pra cima, da a sensação de que vai tentar escalar o Monte Everest. Meu cagaço se tornou um pânico depois de meia hora subindo, a trilha tava escorregadia demais, uma ou duas vezes meu primo quase ralou até a putaquepariu devido a pressa.
Deviamos estar a 5 minutos do final quando ouvimos um barulho. Era estranho, parecia um vento forte pra cacete correndo num vácuo cheio de eco. Quando olhei pro lado, nas quedas d'água, quase gritei, o que na verdade era apenas a agua descendo com mais força, o nervoso tornava uma autentica catarata do Iguaçu, meu pânico se tornou desespero e tentei correr em pé com toda a velocidade que nem nos quadrinhos pra cima da trilha, mas o lodo me impediu, e tivemos que continuar a escalar.
Imagine dois garotos de 10 anos desesperados, escalando uma trilha cheia de lama e lodo as cegas, é assim que você pode nos imaginar.
Chegamos ao final, graças a Deus, vi que meus pais nem minhas coisas estavam estavam onde deviam estar, meu primo sugeriu que procurássemos na lanchonete ali perto. Caminhamos até lá banhados de lama e lodo e achamos meus pais. Minha mãe que já estava quase enfiada no choro, veio correndo até mim enquanto meu pai falava com meu primo.
Explicamos o ocorrido detalhadamente e ficou tudo bem. Almoçamos na lanchonete e as 13hs descemos na primeira cachoeira de novo. Meus pais e meu primo entraram na agua, mas eu estava cansado e resolvi ficar no meu canto lendo.
Com tudo isso, eu aprendi que as vezes, ler um gibi pode custar bem menos que dar uma caminhada.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom